No dia 13 de junho os profissionais da Futuro Florestal foram convidados a palestrar no evento organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) de Ribeirão Preto.
Com uma palestra sobre o tema “Restauração de Reserva Legal utilizando modelos de exploração econômica de espécies madeireiras”, o diretor florestal da empresa, Eduardo Ciriello, encerrou o evento com uma excelente interlocução com os participantes do evento sobre esse tema.
O evento começou com a palestra do engenheiro agrônomo e integrante da CDRS de Ribeirão Preto, Rodnei Barbosa Correa, que teve como tema: “Como aumentar a eficiência das principais operações realizadas na restauração ecológica”.
A ideia principal do evento foi de trazer mais informações sobre os temas relacionados aos formatos de restauração de florestas aos produtores rurais, que visa aumentar a eficiência em projetos de restauração ecológica, assim como melhorar o planejamento do produtor rural, haja visto as leis que regem o Código Florestal exigem que toda propriedade rural faça o Programa de Regularização Ambiental (PRA) após a entrega do CAR.
Outro tema bastante abordado na atualidade com pequenos, médios e grandes produtores rurais, é a otimização da utilização do espaço da propriedade rural, como por exemplo usar as entrelinhas para produção a curto e médio prazo, quais espécies são mais indicadas para restauração de nascentes, utilização de adubação verde, e o padrão adequado para a floresta se desenvolver melhor.
Eduardo Ciriello, foi muito oportuno em sua palestra, com um dos assuntos que geram maior interesse na atualidade, que é como restaurar a reserva legal com finalidade econômica, abordando quais as principais espécies madeireiras nativas e exóticas podem ser utilizadas, manejo florestal adequado, principais órgãos competentes para regularizar esse tipo de projeto, como funciona na prática tais formatos de plantio, trazendo todo seu conhecimento adquirido nos mais de 10 anos de trabalho na Futuro Florestal. A palestra deixou claro como é possível equilibrar o respeito ao meio ambiente com o retorno econômico utilizando a diretrizes permitidas pelo Código Florestal, o que transforma algo que antes seria um ônus para um bônus na aposentadoria do produtor rural.
Participaram do evento aproximadamente 46 pessoas, que tiveram a oportunidade única de assistir palestras com temas com excelente conteúdo.
Alguns integrantes do CDRS (CATI) e sindicatos rurais de outros municípios do Estado de São Paulo participaram do evento e solicitaram palestras sobre esse tema em suas cidades, por isso estamos organizando um cronograma de eventos nesse sentido.
Esperamos vocês nas próximas, pode ser uma excelente oportunidade para tirar todas as dúvidas de um novo formato de restauração inteligente que está revolucionando a foram de interagir com as normativas ambientais.
Faça contato com a nossa equipe caso queira saber mais sobre os temas das palestras acima.