Recuperação de Áreas Degradadas

A Futuro Florestal atua em projetos de recuperação de áreas degradadas, sejam elas áreas de preservação permanente (APP), reserva legal (RL), bem como praças e áreas verdes. Fornecemos mudas de espécies nativas de diversas espécies sob encomenda e auxiliamos em todas as etapas do projeto, inclusive no plantio, manutenção e monitoramento.

Dentro desse tema, temos seguido a diretriz estabelecida pelo Código Florestal para elaborar os Programas de Regularização Ambiental (PRA), que é o passo seguinte após a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

 

Na elaboração desses programas para os produtores rurais, nossa equipe técnica vem seguindo também a diretriz de restauração das Reservas Legais (RL) com retorno econômico, permitida no novo marco legal, além do formato tradicional, que tem critérios apenas ecológicos.

 

No modelo de restauração com retorno econômico, o produtor pode utilizar técnicas de manejo florestal sustentável para produzir produtos madeireiros e não madeireiros na reserva legal (frutas, resinas, castanhas, óleos, essências, taninos, fibras etc.), onde ele pode inclusive utilizar até 50% de espécies exóticas, obedecendo os indicadores de biodiversidade exigidos pela lei de recuperação da vegetação nativa.

 

Todas as áreas rurais brasileiras seguem as determinações do código florestal, que define qual percentual da propriedade deve ser preservado, de acordo com o bioma, assim como, quantos metros ao redor dos mananciais (rios, córregos, nascentes etc.) devem ser preservados com vegetação nativa.