Dia Internacional das Florestas

 

Criado com a finalidade de conscientizar toda a população a respeito da importância das florestas para todo o nosso planeta, o Dia Internacional das Florestas foi proclamado em 2012, na Assembleia Geral das Nações Unidas, e a partir daí dia 21 de março se tornou o dia para pensarmos nelas e como impactam nossa vida na Terra.

 

As florestas também são fonte de alimentos, medicamentos e matérias-primas. Estima-se que 1,6 bilhão de pessoas, ou 25% da população mundial dependem das florestas, naturais ou plantadas, para ter comida, água, energia/combustível e trabalho. 100% se beneficia do ecossistema que as florestas, naturais ou plantadas, oferecem.

 

O tema de proteção das florestas tem sido muito polêmico em todo mundo, e não seria diferente aqui no Brasil, onde abrigamos a maior floresta tropical do planeta, que é responsável por diversos serviços ecossistêmicos que auxiliam todos os países do continente sul americano, seja com a produção de chuvas ou com o equilíbrio do microclima, alguns pesquisadores inclusive citam que ela é responsável por boa parte do equilíbrio do clima no planeta.

 

Alguns consideram as florestas como um empecilho para o desenvolvimento de suas atividades rurais, de mineração entre outras, mas a grande maioria já acordou para o fato de que sem elas teríamos um grande deserto em nosso país e não teríamos vida, nem como produzir nas áreas já abertas.



Aqui na Futuro Florestal fazemos o possível para passar a mensagem de restaurar as florestas, seja para finalidade ecológica, como também para produção sustentável de produtos essenciais a vida de nós seres humanos, nesse caminho já ajudamos a plantar mais de 5 mil hectares de florestas nos diversos biomas brasileiros.

 

Seja você também nosso parceiro nesse caminho.

 

Cuide. Defenda. Ame. Restaure as Florestas de nosso grande Brasil!!