Jequitibá Rosa - Espécie nativa de grande potencial florestal

Em julho de 2019, Valeria e Rodrigo Ciriello, diretores da Futuro Florestal, estiveram em um curso na Reserva Natural Vale, localizada em Linhares/ES, para um curso de identificação botânica de mogno africano e tiveram tempo para conhecer um pouco mais dessa reserva fantástica criada pela Vale, onde existem diversos plantios experimentais com espécies nativas e exóticas,  criados principalmente devido ao empenho e genialidade de um grande engenheiro florestal, Renato de Jesus.

Dentre essas espécies existem plantios de Jequitibá rosa, Cariniana legalis, uma espécie que tem excelente potencial para plantios florestais comerciais, visando produção de madeira tropical de alto valor agregado, a chamada "Madeira Nobre".

No vídeo é possível verificar uma linha de árvores dessa espécie, plantadas há mais ou menos 30 anos nesse experimento.

Para nós da Futuro Florestal é importante visitar plantios como esse, que mostram a viabilidade de espécies como essa, que defendemos em nossos plantios comerciais, sejam puros, mistos ou em sistema agroflorestais.

No momento estamos participando de várias frentes de pesquisa que tem como foco selecionar os melhores materiais dessas espécies que plantamos em Garça e em nossos clientes e parceiros, para inserir na plataforma de melhoramento genético que vai permitir termos ganhos significativos como esses que ocorreram com o eucalipto no Brasil.

 

Quer saber sobre essa espécie e como cultivá-la para fins comerciais, seja em plantios puros, mistos com outros espécies ou sistemas agroflorestais? Clique no botão abaixo e solicite informações para nosso time.