MOGNO AFRICANO - Khaya senegalensis

MOGNO AFRICANO -  Khaya senegalensis


Essa foto mostra uma agrofloresta (ou sistema agroflorestal) de palmito pupunha com árvores, na qual o mogno africano se adaptou muito bem. Este plantio está localizado em Garça, interior de São Paulo.

O Mogno Africano (Khaya senegalensis) pertence à mesma família do mogno brasileiro e cedro rosa. Possui crescimento vigoroso e muita rusticidade ao déficit hídrico, portanto pode ser indicado para locais que possuam baixos índices pluviométricos, mas aceita bem regiões mais úmidas, visto sua vasta ocorrência natural em diferentes regiões africanas. Madeira conhecida internacionalmente, sendo plantada no Brasil de forma mais intensiva nos últimos 10 anos. É a espécie que possui o maior plantio comercial do mundo, em torno de 15 mil hectares, no norte da Austrália, onde já vem sendo plantado há mais de 30 anos.


Na natureza pode atingir de 30 a 35m de altura, apresentando de 100 a 250 cm de diâmetro. Ocorre em climas com precipitação desde 650 até 1800 mm, onde a estação seca pode durar de 4 a 7 meses, por esse motivo tem mostrado grande rusticidade a falta de chuvas nos plantios comerciais. Prefere solos profundos e bem drenados, mas pode se adaptar em solos mais arenosos e rasos. Sua madeira possui cor marrom claro a castanho avermelhado.

No Brasil vem sendo plantado utilizando espaçamentos mais adensados, como 3x2 3 3x3, haja visto que possui maior incidência de galhos laterais, os quais são desramados até o quarto ou quinto ano de idade, quando o fuste da árvore atinge altura comercial satisfatória para boa produção de madeira.

Outra particularidade dessa espécie é sua densidade, que é a maior documentada dentre as khayas provenientes de florestas naturais africanas, e por isso foi apelidada de "heavy mahogany", ou mogno pesado. Nos plantios comerciais não tem apresentado diferença signiticativa quando comparado em teses de pesquisa com as outras khayas plantadas no Brasil.

Devido a sua densidade tem sido apontado com uma excelente madeira para pisos, como decks, tacos, assoalhos, entre outros usos.

Como é sua experiencia com o Mogno Africano, Khaya senegalensis?

 

Quer saber mais entre em contato através de nossos canais!

RESERVA ANTECIPADA DE MUDAS NA FUTURO FLORESTAL

Reserve sua muda de mogno africano na Futuro Florestal. Com pelo menos 6 meses de antecedência nós oferecemos excelentes descontos!