PRA - Programa de Regularização Ambiental

A Futuro Florestal apresenta nesse primeiro vídeo sobre o PRA algumas informações básicas sobre o programa e pretende publicar outros vídeos nesse canal contendo modelos que já vem utilizando em plantios na área útil dos produtores que assessora, como uma alternativa a restauração de Reserva Legal com retorno econômico.

O PRA, ou Programa de Regularização Ambiental, é um procedimento que deve ser realizado após encerrado o prazo de entrega do CAR, ou Cadastro Ambiental Rural, que foi prorrogado algumas vezes nos governos anteriores e agora está com data final de entrega estipulada para 30/12/2018. Encerrado esse prazo entra em pauta a entrega do PRA, onde o produtor rural deve descrever como pretende restaurar as áreas protegidas de sua propriedade que por ventura estejam degradadas para atingir as exigências ambientais determinadas pelo Código Florestal.

A Reserva Legal (RL), por exemplo, tem seu percentual definido de acordo com a região onde se localiza o município da propriedade, sendo composta por 20 a 80% da área total. Caso a propriedade não tenha esse percentual o produtor precisará apresentar um programa de regularização da área em débito, nesse caso podendo ser uma restauração conservacionista usando metodologias desde a regeneração natural, semeadura direta, plantio de mudas florestais, mas também pode ser utilizando uma premissa que visa retorno econômico através do manejo sustentável da área, nesse caso o produtor poderá plantar espécies nativas e exóticas visando corte madeireiro em plantios mistos, sistemas agroflorestais, entre outros métodos, desde que respeite os percentuais de exploração econômica, assim como traga os indicadores de biodiversidade exigidos pela normativa.

As áreas de APP (Área de Preservação Permanente) também deverão ser restauradas e por isso devem ter a sua metodologia de restauração descrita no PRA. Dependendo do tamanho da propriedade também podem ter uma restauração com retorno econômico, porém tem mais restrições que a RL, devido a importância que trazem os recursos hídricos para toda população do país.

Saiba mais consultando nossa equipe de engenheiros através do telefone 011 4780-4391 ou cadastre sua dúvida aqui no site clicando logo abaixo no botão ENTRE EM CONTATO.

Saudações florestais!