Próxima terça-feira, 13/11, acontece o III Encontro dos Atores da Restauração Florestal do Vale do Paraíba


Acontecerá no dia 13 de novembro de 2018, na sede do Parque Tecnológico de São José dos Campos o III ENCONTRO DOS ATORES DA RESTAURAÇÃO FLORESTAL DO VALE DO PARAÍBA.

A realização do evento é fruto de uma parceria entre o grupo de Atores da Restauração, a WWF- Brasil e o Instituto de Ciências e Tecnologia da UNESP. E conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, do Parque Tecnológico de São José dos Campos, da WRI Brasil, da TNC do Brasil, do projeto Conexão Mata Atlântica, do Comitê das Bacias do Rio Paraíba do Sul, da Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP e do Sindareia.

As temáticas deste III Encontro envolvem “Os Produtos e Serviços das Florestas”, num momento em que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo lança as bases para a iniciativa do Polo Florestal de Uso Múltiplo do Vale do Paraíba, ao mesmo tempo em que está em curso uma aproximação dos Atores da Restauração com o CDTASA/Centro de Desenvolvimento Tecnológico  em Água e Saneamento Ambiental sediado no Parque Tecnológico. O objetivo desta aproximação é criar as condições para que o componente florestal seja incorporado nos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico deste Centro, diante da premissa de indissociabilidade dos componentes água-floresta para as politicas de recursos hídricos.


O III Encontro traz ainda os resultados publicados com base na metodologia ROAM e grandes projetos ambientais que reforçam o potencial e as oportunidades de restauração florestal na região.

A Rede dos Atores vem incentivando a restauração florestal no Vale do Paraíba não somente com fins ecológicos, mas também econômicos, a partir de métodos e técnicas com potencial para promover  tanto a recomposição florestal, quanto a geração de renda para proprietários rurais. Uma forma de responder à demanda por uma nova economia rural regional.


A Rede vem se estruturando desde 2016, sendo  hoje um elo entre os diferentes setores envolvidos na atividade de restauração florestal no Vale –  desde coletores de sementes e produtores de mudas, implantadores das ações de restauração em campo (empresas e ONGs), universidades, produtores rurais, prefeituras, e também os idealizadores das políticas públicas e coordenadores de grandes programas e projetos de conservação florestal, mudanças climáticas e recursos hídricos (comitês de bacia, governos estaduais e federal, ONGs internacionais).


A Rede tem também como objetivo fornecer apoio na definição de políticas públicas florestais para o Vale do Paraíba e fomentar a economia florestal na região, através de articulação com parceiros, geração de conhecimento, e apoio técnico à cadeia produtiva regional.


O evento contará com palestras na parte da manhã, seguidas de exposição de pôsteres dos principais programas e projetos em curso na região, e, no período da tarde serão formados grupos de discussão para abordar temas fundamentais para a política e economia florestal regional:

• Sementes Florestais Nativas

• A relação Água-Floresta: como identificar e monitorar

• Produtos Florestais Madeireiros e Não-Madeireiros

• Planejamento Produtivo e Extensão Rural

• Governança da Restauração Florestal do Vale do Paraíba

Estima-se um publico de mais de 200 pessoas neste evento, dentre os integrantes do grupo Atores da Restauração, seus parceiros e convidados - empresas e indústrias do Parque Tecnológico  ligadas às temáticas água e floresta, pesquisadores do setor florestal e ambiental, representantes de prefeituras, de proprietários rurais e estudantes.

Acesse o link e increva-se no evento https://goo.gl/forms/SpHcNU4oiXn2rd7u1