Agricultura Climate Smart

Evento realizado pela Alimi Impact Ventures sobre os resultados obtidos no mapeamento em investimentos de impacto em Agricultura Climate-Smart no Brasil.

Rodrigo Ciriello, diretor da Futuro Florestal, esteve presente apresentando um pitch sobre o case que está em desenvolvimento na região do Baixo Sul da Bahia na Fazenda Santo Antonio de 550 hectares, o qual preconiza implantar um sistema agroflorestal em 300 hectares de pastagens degradadas o consórcio de palmito pupunha e açaí com árvores de espécies nativas e exóticas para produção de madeira nobre tropical, como por exemplo o Guanandi, jequtibá Rosa, Louro Pardoe Freijó, e as exóticas Mogno Africano e Teca, incluindo a restauração da reserva legal de quase 100 hectares com modelos inovadores que preconizam retorno econômico em 50% da área, assim como a restaruação das APPs, um projeto inovador para a região de Itacaré/BA, onde o projeto se localiza.

Excelente articulação da Alimi, apoiada pela Fundação Rabobank, unindo as pontas desse setor que apresenta novas alternativas sustentáveis para produção de alimentos para o planeta.

Entre os cases também destacamos o Projeto Floresta Viva, que tem como sócios os irmãos Pini e a Moringa Partnership, apresentando um modelo inovador de SAF com palmito pupunha consorciado com espécies florestais de madeira nobre, sendo totalmente orgânico. Esse modelo de negócios foi desenhado inicialmente pela Futuro Florestal, a qual articulou com o parceiro de negócios Marco Curatella, o apresentando para Roberto Pini, e juntos desenvolveram o Plano de Negócios que foi apresentado para Moringa em 2016, se consolidando no final de 2018.

O evento foi excelente para mostrar as diversas iniciativas que estão comprovando viabilidade técnica e econômica in loco no dia a dia, e já apresentam resultados reais, e portanto abrem as portas para investidores de impacto conhecerem tais empreendedores que poderão aportar recursos com impacto social, ambiental com retorno econômico.

Parabéns a Angélica e a todo time da Alimi e parceiros/apoiadores, com a Fundação Rabobank, para que o evento pudesse acontecer, assim como esse novo caminho possa tomar corpo.

Site do Evento: http://climatesmart.com.br/lp2/ 

Veja também o pós release do evento e acesse as apresentações dos projetos realizadas no evento acessando: http://climatesmart.com.br/#blog

 

Saudações florestais!!