Viveiro de Espera

ORIENTAÇÕES SOBRE O RECEBIMENTO DAS MUDAS E CONSTRUÇÃO DE VIVEIRO DE ESPERA

As mudas devem ser retiradas do caminhão e das caixas assim que chegarem à propriedade, para que sejam irrigadas. Sugerimos a construção de uma estrutura simples chamada de viveiro de espera que pode ser construída com materiais que houver na propriedade e alguns que são fáceis de encontrar no mercado agropecuário.

Importância do viveiro de espera

O viveiro de espera é essencial para o correto armazenamento das mudas, evita o contato das raízes com o solo, possibilitando que as mudas fiquem bem posicionadas, o que ajudará na irrigação evitando que as mudas não sejam irrigadas adequadamente.

Como construir?

Por ser uma estrutura temporária, o viveiro de espera pode ser feito esticando uma tela hexagonal de 1,5 metros de largura a cerca de 1 metro de altura do solo. Esta tela deve ser esticada com arames e presa com mourões. A cada 1,5 metros é necessário passar um suporte por baixo do telado para evitar que ele envergue. É necessário levar água até o viveiro de espera para a irrigação abundante das mudas, o que pode ser feito com mangueira ou armazenando em caixas d’água ou “bombonas” de 200 litros. O tubete tem 6 cm de diâmetro (boca).

Como acomodar as mudas?

As mudas devem ser colocadas nos vazios da tela de modo que fiquem espaçadas, para que não haja abafamento e possam ser irrigadas de forma adequada.

Irrigação

A irrigação pode ser feita com mangueira de jardim ou irrigação por microaspersão mas neste último modelo demanda uma estrutura mais aprimorada.
Deve-se irrigar de duas a quatro vezes por dia dependendo do clima da região e época. A água deve atingir bem os tubetes, não somente as folhas, portanto fique atento a isso observando se o substrato está ficando molhado. Pode-se tirar algumas mudas dos tubetes para verificar se estão bem úmidas. Em dias chuvosos ou mais frescos a irrigação pode ser diminuída.

Pleno Sol

As mudas são entregues rustificadas prontas para o plantio, portanto já estavam no sol no viveiro da Futuro Florestal e devem continuar no sol, desta maneira o viveiro de espera deve ser construído em local de pleno sol.  Fornecendo água de maneira adequada às plantas elas podem ser mantidas no viveiro de espera por até um mês. Não recomendamos mantê-las mais que este tempo no viveiro de espera.

Outras formas de armazenamento

Se não for possível construir um viveiro de espera as mudas podem ser encanteiradas no chão fazendo canteiros de 60 cm de largura e deixando corredores de 50 cm entre os canteiros, porém desta forma o plantio deve ser efetuado o mais rápido possível para que elas não enraízem no chão.

A responsabilidade do Viveiro Futuro Florestal sobre a qualidade das mudas produzidas termina no momento que as mesmas são recebidas pelos nossos clientes, e a partir de então fica transferida a responsabilidade de armazenar e plantar de forma adequada as mudas adquiridas. Qualquer dúvida, por favor não deixe de entrar em contato com a nossa empresa para que possamos auxiliar neste processo.
 

Anexos

DocumentoTamanhoTipo
Confira nossas orientações758.57 KBpdf