Retirada de solo para análise de solo

RECOMENDAÇÕES PARA RETIRADA DE SOLO PARA ANÁLISES QUÍMICA E FÍSICA DO SOLO


1. Ferramentas para coleta do solo

     - Trados, sondas, trados tubulares, enxadões, pás -  que deverão ser lavados ficando isentos de qualquer material contaminante como cal, cimento, terra, estercos, sabões, detergentes, etc.


2. Do Local da coleta

     A sub amostra de solo (+ ou – 300 gramas de solo por local retirado), deve ser retirada de locais de homogeneidade bem definidas como:  vegetação homogênea, cor do solo homogêneo e evitar faixas do terreno que sofreram escorrimento d´agua (Trechos erodidos), formigueiros, cupins, brejos, caminhos, etc. (Retirar amostras separadas da parte alta, média e baixa do terreno).
     Para retirada de cada sub amostra, fazer capina superficial com enxada, de forma a eliminar todo e qualquer material que existir sobre o solo (galhos, folhas e vegetação).

Para culturas perenes/florestais já implantadas: retirar sub amostras do meio das ruas (entrelinhas) e na projeção da copa (nos locais onde os adubos são aplicados).
Para pastagens/culturas anuais: retirar da área total caminhando-se sempre em zig-zag na área.

 

3. Da época da Retirada

Devem ser retiradas no período seco do ano. Para região sudeste nos meses de abril, maio ou junho.
 

4. Da quantidade de amostras

    De cada área homogênea basear-se em: a cada 10 hectares (Área máxima para uma amostra) retirar de 10 a 12 sub amostras.
    Das sub amostras retiradas de cada área, após mistura, recolher cerca de 500 g, embalá-las em sacos plásticos formando-se então uma amostra. Identifica-las (nome da propriedade, proprietário, local de onde se retirou a amostra, profundidade retirada, data da coleta) e enviá-las a laboratório credenciado.
    Não misturar terra da camada de 0 a 20 cm com terra da camada de 20 a 40 cm de profundidade. Identifica-las separadamente.   
     Retirar amostras de solo no mínimo a cada dois anos ou de acordo com orientação técnica.

 

5. Da análise a solicitar

     Para efeito de atividades florestais ou agrossilvipastoris, solicitar sempre uma análise química completa incluindo “S”=enxofre, “Al”= alumínio, “H + Al”= hidrogênio + Alumínio e todos os micronutrientes para a profundidade de 0 a 20 cm e 20 a 40 cm.
     Uma análise física deve ser solicitada somente quando houver solicitação técnica. No primeiro ano de plantio é recomendável fazer a análise física.